Produtividade

Como criar um cardápio no Photoshop?

Mirella Miranda

Mirella Miranda

4m leitura

Quando os clientes chegam nos bares ou restaurantes, o primeiro contato com o lugar é feito através de duas coisas: o atendimento dos funcionários e o cardápio da casa. Um atendimento de qualidade do começo ao fim garante um ótima experiência aos clientes, além da fidelização. No entanto, parte desse processo também vem do contato com o cardápio da casa. Assim, o cardápio precisa ser bem organizado e prático para que possa causar um impacto positivo nos clientes e despertar curiosidade. Para isso, existem várias plataformas que podem ajudar na criação de cardápios, permitindo utilizar elementos, cores e efeitos. O Photoshop é uma das plataformas mais conhecidas para criação de imagens e outras artes gráficas. Por isso, separamos algumas dicas para criar o seu cardápio do zero usando essa plataforma. Descubra mais abaixo!

O que é o Photoshop?

O Photoshop é um software de edição e criação de imagens criado pela Adobe Systems. O photoshop é, sem dúvidas, a plataforma que tem o maior destaque nas áreas de design gráfico e fotografia. Ele é muito utilizado por diversos profissionais por ser um dos programas de edição mais completos do mercado.

Algumas de suas principais funcionalidades são:

  • Recorte de objetos
  • Efeitos e filtros
  • Ajuste de tamanho e qualidade de imagem
  • Edição de arquivos em RAW
  • Correção de balanço de brancos e cores

A plataforma é um software pago e disponibilizado em assinaturas no site oficial da Adobe. Porém, para aqueles que desejam experimentar as funcionalidades do programa antes de comprar, é possível baixar a versão teste no site da empresa.

Como criar um cardápio pelo Photoshop?

Conhecendo um pouco mais sobre o que é o photoshop, agora é possível começar a criar do zero o seu cardápio. Sendo assim, escolhemos algumas etapas para começar a criar seu cardápio pelo photoshop. Confira a seguir:

Instale o Photoshop

Como falamos acima, o photoshop é um programa pago e que é disponibilizado por assinatura no site da Adobe. Mas existe a versão teste que também é possível baixar e utilizar apenas por sete dias grátis.

Procure alguns tutoriais para entender a plataforma

O Photoshop é uma plataforma muito profissional e avançada para edição de imagens. Por isso, para algumas pessoas, pode ser complicado entender como o programa realmente funciona e o que fazer lá.

Assim, uma boa dica é procurar por alguns tutoriais no Youtube ou em sites, pois eles podem ensinar como criar um cardápio do zero no photoshop, além de explicar outras funcionalidades interessantes.

Tenha as imagens do seu cardápio em mente

Ter todos esses materiais em mente ajuda a otimizar o tempo e a escolher os melhores designers para combinar com as imagens dos seus produtos. Também é necessário pensar nas cores para colocar no cardápio, pois elas devem lembrar a marca do seu restaurante.

No photoshop existem inúmeras funcionalidades para imagens, afinal a plataforma é especializada para edição de fotos. Assim, procure por alguns efeitos que você ache interessante e adicione ao seu cardápio.

Não se preocupe com o tempo

Um projeto de qualidade sempre leva bastante tempo para ser feito. Com o cardápio não é diferente! Se você deseja entregar algo que seja atraente e impactante para seus clientes, não se preocupe em gastar muito tempo criando seu cardápio.

No entanto, se você não tiver tempo para a criação do cardápio detalhadamente, uma boa opção é contratar um designer para esse trabalho.

Busque por referências

Se você não tem nada em mente para começar a criar seu cardápio, basta procurar algumas referências. Qualquer material pode ser uma grande ajuda na hora de escolher o formato, a posição das imagens, combinação de cores e muito mais.

Procure alguns vídeos, leia materiais na internet, anote aquilo que achar mais interessante e comece a criar o seu cardápio de pouco em pouco.

Cardápio pronto. E agora?

O resultado final do seu cardápio precisa ser impresso e na melhor qualidade possível. Não adianta criar um cardápio excelente e realizar uma impressão fraca, não é?

Mas sabia que você não precisa ter várias cópias do seu cardápio físico? Isso mesmo! Se você tiver QR Codes para seu cardápio digital na sua mesa, praticamente não será necessário mais utilizar os cardápios impressos. E os cardápios digitais são gratuitos e fáceis de criar. Nós podemos te ajudar!

Cardápio Digital Rápido e Inteligente é no Eating Dots

Com o Eating Dots, criar um cardápio digital é totalmente gratuito. Basta se cadastrar na plataforma e começar a conhecer todas as funcionalidades e benefícios para o seu cardápio.

Além disso, que tal deixar que os seus clientes realizem os pedidos diretamente da mesa? Com o cardápio digital é possível. Tudo isso e muito mais você encontra aqui e sem mensalidades!

Conheça nosso site e cadastre-se hoje mesmo!