Novidades

Cores indicadas para restaurantes: Descubra o jeito certo de escolher

Kelly Paiva

Kelly Paiva

5m leitura

No contexto alimentício, o principal objetivo de qualquer restaurante é atrair cada vez mais clientes para seu ambiente e incentivar o consumo dos produtos oferecidos no local. Por isso, a utilização de cores ideais para restaurantes é algo essencial. Desde a logomarca do negócio até o [cardápio apresentado](https://eatingdots.com/blog/como-montar-um-cardapio-digital), as cores têm um papel fundamental no ambiente. Elas são responsáveis por seduzir, atrair, instigar os clientes e aumentar as vendas. Apesar do impacto real que elas tem nos sentimentos do consumidor, nos últimos anos criou-se uma mistificação em torno das melhores cores para se usar em restaurantes, quase como se elas tivessem poderes mágicos. Infelizmente, não é o caso. Ainda assim, há muito o que se ganhar em escolher as cores certas. Saiba mais nesse artigo.

Qual a real importância das cores para um restaurante?

As cores dão mais personalidade para a decoração do restaurante, principalmente quando estão ligadas a marca da empresa. Afinal, somente pelas cores, os clientes podem lembrar da sua marca e restaurante. Por isso, quando falamos de planejamento de restaurantes e bares, a escolha das tonalidades e cores ideais valoriza muito mais o seu negócio.

Mais importante do que escolher as cores que dizem por aí que deixam o cliente com fome, você deve optar por cores que mostram as características da sua marca, que transmitem as sensações que sua marca que transmitir, e é claro que deixem o ambiente mais agradável e atrativo.

Por isso, o segredo para encontrar as cores corretas para seu restaurante é identificar quais tonalidades comunicam o que a sua marca quer comunicar.

Cores para usar no restaurante

Podemos separar as cores em dois tipos: tons frios e tons quentes. Cada um delas pode corresponder a uma característica estratégica e específica no contexto de marketing para seu restaurante.

Tons quentes

Vermelho

É uma das cores mais utilizadas em ramos alimentícios. Uma cor que desperta o apetite e chama bastante atenção dos clientes. Os tons de vermelho na mobília ou nas paredes podem ser explorados de forma equilibrada, para não ficarem tão cansativos em excesso. Ótimo para ser usado em restaurantes rápidos e ativos, como hamburguerias, fast foods e bares noturnos.

Amarelo

A cor amarela desperta o apetite do cliente e também está relacionada à disposição, servindo como uma ótima opção para restaurantes que desejam mostrar alegria e luminosidade no ambiente. Bom para negócios versáteis, como buffets e panificadoras.

Laranja

Entre as cores mais usadas em restaurantes, o laranja reflete muita energia, entusiasmo e luminosidade. Os tons alaranjados também podem demonstrar acolhimento. Ótima opção para restaurantes modernos, bares diurnos e panificadoras diferenciadas.

Tons frios

Verde

Conhecida como a cor de paz e tranquilidade, o verde é ideal para restaurantes que buscam contato com a natureza e cheios de plantas. Além disso, essa cor traz a beleza natural do meio ambiente, gerando uma sensação de harmonia e equilíbrio. Uma ótima escolha para restaurantes com áreas externas, comidas veganas e vegetarianas.

Marrom

Natural e rústico, oferece bastante segurança e densidade. Tonalidades mais escuras da cor combinando com tons de vermelho oferecem elegância e seriedade para os restaurantes, ideal para ambientes mais gourmets. Além disso, o marrom é bastante explorado em restaurantes naturais com o intuito de demonstrar o que a natureza tem de melhor.

Azul

Excelente para ambientes mais intimistas, que buscam transmitir muita tranquilidade e suavidade. Embora não esteja tão relacionado com a área de gastronomia, existem restaurantes que utilizam diferentes tons de azul aliados a outras cores para compor sua identidade e marca. A cor combina bastante com ambientes mais tranquilos como cafeterias.

O que pintar com as cores escolhidas?

Primeiramente, as paredes internas do estabelecimento, a fachada e o logotipo da marca devem combinar com as tonalidades escolhidas. Isso não quer dizer que deve ter a mesma cor, mas significa que todas as cores devem estar harmonizadas entre si de acordo com a identidade do seu negócio.

Em segundo lugar, os móveis e decorações precisam combinar com as cores escolhidas. Para que o cliente se sinta à vontade e convidado a permanecer no restaurante, é preciso que ele se sinta confortável e acolhido. Por isso, a cor dos móveis é essencial para melhorar o ambiente e consequentemente aumentar as vendas.

Mas afinal, existem cores certas para restaurantes?

Não tem como indicar cores certas ou específicas para restaurantes. Cada tonalidade possui suas qualidades e cada uma pode estar ligada ao ramo de restaurante que será aberto e suas devidas características.

O que existe é a combinação de cores certa para a sua marca, e isso deve ser pensado com muito carinho para transmitir ao seu cliente as sensações certas. Pensadas com carinho, as cores podem demonstrar o seu diferencial. Escolhidas simplesmente de acordo com a moda, elas podem demonstrar que você não tem um diferencial.

A importância do cardápio no atendimento ao cliente

Não só suas cores, tudo no seu atendimento comunica algo ao cliente. E o cardápio, talvez seja o "primeiro a atender" um cliente que entrou.

Bons cardápios são como obras de arte, feitos com muito carinho para conquistar e demonstrar a identidade do estabelecimento, e com a chegada dos cardápios digitais isso não precisa mudar.

Cardápio digital, personalizado e gratuito

O Eating Dots é uma plataforma de cardápio digital gratuita, cheia de funcionalidades que você não vai encontrar nas pagas. Entre várias outras coisas que você precisa conferir, na nossa plataforma você pode personalizar seu cardápio digital, e deixar ele a cara do seu estabelecimento.

Ah, já falamos que oferecemos opções de pedido na mesa, via cardápio digital, sem mensalidade?

Confira as características do Eating Dots e você nunca mais vai querer nenhum outro cardápio de QRCode. Basta se cadastrar gratuitamente!