Produtividade

Como escolher um modelo de comanda para seu restaurante?

Mirella Miranda

Mirella Miranda

4m leitura

Um dos detalhes mais importantes de qualquer negócio de alimentação é definir como será o sistema de comandas. Seja uma lanchonete ou um lugar mais refinados e chique, é necessário utilizar uma boa estratégia para as comandas para que o atendimento e os serviços prestados não percam a qualidade. Definir o modelo de comanda correto para sua lanchonete é um ponto essencial para o dia a dia do negócio. Se os pedidos não forem registrados corretamente e de forma rápida, muitos prejuízos podem surgir, além da insatisfação dos clientes. Por isso, escolher o modelo correto de comanda e, que atenda as necessidades do negócio, é o passo inicial para entregar um atendimento de qualidade e garantir a satisfação dos clientes. Que tal conhecer um pouco mais sobre os modelos de comandas para lanchonetes? Vamos lá!

Tipos de modelos de comanda para lanchonete

Nos dias de hoje, existem dois principais tipos de comandas para lanchonete: de papel e eletrônica.

Então, para te ajudar a encontrar a melhor opção para o seu negócio, vamos falar um pouco sobre cada uma delas. Confira abaixo:

Comandas eletrônicas

As comandas eletrônicas permitem que os atendentes registrem os pedidos pelo celular usando sistemas de cardápio digital. Isso faz com que o atendimento ganhe mais qualidade e seja mais moderno.

Além disso, com o modelo de comanda eletrônica, fica bem mais prático e fácil realizar transferências e cancelamentos, assim como fica mais simples abrir e fechar contas de clientes.

Com o tipo de comanda selecionada, além das facilidades acima, também é possível:

  • Enviar pedidos para a cozinha rapidamente
  • Ter acesso a relatórios com dados de pedidos, vendas, cancelamentos e muito mais
  • Maior controle das comandas em aberto
  • Histórico de clientes

Embora a comanda eletrônica seja cheia de benefícios, ela tem um custo alto do que as impressas em papel. Porém, mesmo com esse detalhe, é um investimento que pode transformar o dia a dia das lanchonetes.

Comandas de papel

Esse modelo de comanda é o mais comum nas lanchonetes, bares, restaurantes e muitos outros lugares. A comanda de papel pode ter formatos diferentes e estilos, como alguns produtos já escritos nela ou campos em branco para preencher.

As comandas de papel podem ajudar a otimizar o tempo dos funcionários, porém, se algum cliente decidir mudar algum produto do pedido, o garçom teria que fazer rabiscos para anotar corretamente o desejo dele.

Como escolher o melhor modelo de comanda para lanchonete?

Mesmo com os modelos citados acima, pode ser que você ainda tenha dúvidas de qual escolher para a sua lanchonete. Por isso, separamos alguns pontos que devem ser levados em consideração ao escolher um modelo de comanda para lanchonete:

Segurança

Garantir a segurança é um dos pontos fundamentais em relação às comandas. Assim como um papel pode ser danificado, se não foram estabelecidas estratégias de gerenciamento dos pedidos, as eletrônicas podem sofrer com problemas técnicos e até mesmo perdas de dados.

Por isso, para evitar prejuízos no atendimento, garanta a segurança e qualidade das comandas da sua lanchonete. É necessário que todos os dados dos pedidos, valores e outras informações estejam guardadas.

Praticidade

Assim como dito acima, as comandas impressas podem acabar rasgando e as eletrônicas podem sofrer com problemas técnicos. Isso pode prejudicar a praticidade na hora de anotar os pedidos dos clientes dentro das lanchonetes.

Muitas vezes, a demora dos pedidos pode estar relacionada às questões da comanda. Assim, algo que deveria ajudar a equipe a otimizar o trabalho, acaba atrapalhando ainda mais.

Por isso, ao escolher um modelo de comanda para lanchonete, invista em treinamentos para os funcionários, assim como testes e simulações para que os atendentes possam estar adaptados ao tipo escolhido.

Fluxo de clientes

Dependendo do tamanho da sua lanchonete, a quantidade de clientes pode ser menor, o que não compensa em relação a comandas eletrônicas.

Mesmo que as comandas impressas sejam mais simples, se na sua lanchonete não precisa ser realizado controles fortes e detalhados, vale a pena investir no modelo tradicional e diminuir os gastos.

Disponibilidade dos colaboradores

Se sua lanchonete possui uma equipe de colaboradores menor, os modelos de comanda eletrônica podem ser uma excelente solução para otimizar o tempo e entregar praticidade ao atendimento.

Além disso, é importante observar em qual modelo os seus atendentes se sentem mais confiantes para usar. Assim é possível evitar problemas nos pedidos, no atendimento e na comunicação com o resto da equipe.

Entregue as melhores experiências para seus clientes com a Eating Dots

Com Eating Dots em um só sistema, sem adesão ou mensalidade, você tem um cardápio digital interativo e um sistema de auto atendimento que permite que seus clientes façam o pedido direto da mesa.

O cardápio digital é uma excelente ferramenta para agilizar os processos do atendimento dentro da sua lanchonete. Além disso, ele traz muita facilidade e autonomia para os clientes, que podem realizar seus pedidos diretamente da mesa após acessarem o carápio por QR Code.

Nós da Eating Dots, trabalhamos para facilitar ainda mais o cotidiano de lanchonetes, restaurantes e outros estabelecimentos. Aqui, é muito fácil criar um cardápio digital para o seu negócio. Basta se cadastrar em nossa plataforma e começar a aproveitar todos os benefícios e funcionalidades para o seu cardápio digital.

Interessante, não é? Visite nosso site e cadastre-se agora mesmo!