Empreender

Cardápio de hotel: 8 Dicas para criar um cardápio de qualidade

Mirella Miranda

Mirella Miranda

4m leitura

De início, podemos dizer que o cardápio de hotel é responsável por expor aos hóspedes os pratos com que o lugar trabalha. Por isso, possuir um bom cardápio é essencial para que o seu restaurante seja bastante valorizado. Desse modo, a elaboração de um cardápio de qualidade é um ponto principal para quem pretende iniciar no ramo. Ao abrir um restaurante no hotel, os detalhes são infinitos para que seja um grande sucesso. Por isso, para que o sucesso de seu empreendimento seja garantido com os seus clientes, pensar, elaborar e oferecer um cardápio de hotel impecável é essencial.

Como montar um bom cardápio de hotel?

Defina seu menu

Primeiramente, qual o tipo de público do seu hotel? Cada perfil possui um gosto e preferências de pratos diferentes, inclusive elementos visuais. Não adianta oferecer algo requintado, se o seu público não consome esse tipo de coisa.

Pesquise tendências em cardápios de restaurantes e o que os consumidores têm comentado em relação aos menus. Após isso, avalie melhor cada item do seu cardápio e selecione aquilo que pode ser realmente aplicado no seu menu.

Relação cozinha x restaurante

Antes de finalizar o cardápio de hotel, é necessário saber se o menu escolhido se relaciona com a capacidade da cozinha. Esse detalhe pode influenciar diretamente no tamanho e estilo do cardápio.

Observe os concorrentes e seja diferente

Um item muito importante ao montar um cardápio é fazer pesquisas sobre as tendências e práticas em cardápios da concorrência. Avalie tudo aquilo que tem sido bastante atraente para os hóspedes e quais as melhores opções de acordo com os períodos.

No entanto, não seja mais um desses hotéis, procure sempre se diferenciar dos demais. Esse é o ponto essencial para alcançar grande reconhecimento e alta qualidade.

Dicas para melhorar o cardápio

Um dos grande dilemas dos proprietários ou gerentes quando pensam em um cardápio de hotel é como atender as necessidade dos seus clientes. Essa é uma dúvida constante e um pouco cruel.

Mas será que realmente entende quais são as necessidades que seus hóspedes têm e o que eles esperam de um restaurante de hotel? Como ele consegue ver o que tem disponível?

Pensando nisso, separamos algumas dicas que podem ser aplicadas no cotidiano do seu hotel e fazem com que seus hóspedes fiquem cada vez mais satisfeitos com seu hotel e com o que ele entrega.

Conheça o perfil dos seus hóspedes

Para estruturar um bom cardápio de hotel, é importante que o gestor conheça o perfil dos seus hóspedes. Ao conhecer melhor seus clientes, é possível entender as reais necessidades deles.

Capriche nos pratos que serão servidos

Muitos gerentes de hotéis possuem dúvidas na hora de preparar o que servir nos quartos. A montagem de um bom cardápio deve ter uma relevância. Por isso, é importante ofertar um cardápio mais reduzido do que o restaurante costuma oferecer.

Alinhe com seu cliente o tempo de espera

Combine com seu hóspede o tempo de entrega do almoço ou jantar para que o cliente possa se programar certinho e não fique horas esperando pela comida.

Crie uma identidade

Não deixe seu hotel com uma aparência de refeitório melhorado. Seu cliente precisa saber o que vai ser encontrado no hotel. Alguns dias podem possuir comidas especiais, outros dias não.

Sirva um cardápio de qualidade

Um bom cardápio deve ter consistência e qualidade. O menu principal deve ser visto como mais uma possibilidade que vai ajudar o gerente a conquistar seu cliente e auxiliar na experiência e na vivência dentro do hotel.

Pensar em um bom cardápio é oferecer comidas bem preparadas e cheias de variações. É pensar em atender seu público com muita qualidade e fazer com que ele se sinta à vontade para se hospedar novamente.

Como podemos te ajudar?

Embora cardápios escritos em papéis ainda existam em vários restaurantes, optar por um cardápio digital é transformar a qualidade do seu hotel. Com a era digital, pedir comida ficou ainda mais fácil. Por isso, utilizar um cardápio digital entrega conforto, praticidade e ótima qualidade ao seu cliente.

O Eating Dots é um sistema gratuito de cardápio digital e de autoatendimento que possibilita que seus hóspedes façam pedidos direto de seus quartos ou das suas próprias mesas. Com a Eating Dots, seu hotel pode desfrutar dessa tecnologia ainda hoje.

Faça o cadastro do restaurante de seu hotel e permita que a era digital transforme a qualidade do seu estabelecimento.