Publicidade E Propaganda

Como criar anúncios do Facebook para o seu bar ou restaurante

Mirella Miranda

Mirella Miranda

8m leitura

Ok, esta é uma grande postagem no blog, mas tem muitas informações valiosas sobre como veicular anúncios para o seu estabelecimento. Então, vamos começar, agora que você tem um cardápio completamente digital e deseja aumentara a presença online. Reunimos uma lista de dicas que você pode usar para criar seus melhores anúncios no Facebook para o seu bar ou restaurante.

1. Configure a segmentação por local

Aparecer no lugar certo é a chave para começar a usar o marketing do Facebook para o seu estabelecimento. Defina seus anúncios para seu código postal local (e talvez códigos postais próximos) para garantir que você esteja segmentando apenas clientes que realmente podem visitar seu local. Se você tiver vários locais, poderá segmentar mais de uma área geográfica, desde que o conteúdo do anúncio se aplique a todos os locais.

2. Defina metas para seus anúncios

Os melhores anúncios de gastronomia do Facebook têm um objetivo que se alinha com os objetivos de negócios da empresa, então pense no que você deseja que seu anúncio alcance como resultado. Você quer apenas aumentar as curtidas em sua página para que mais pessoas conheçam sua marca? Você quer encorajar as pessoas a preencher um formulário para fazer uma reserva? Ou você deseja gerar mais vendas online por meio do seu cardápio da Eating Dots online?

3. Comece com seus clientes e atuais fãs

Buscar ganhos rápidos pode impulsionar sua estratégia de publicidade no Facebook. Usando ‘públicos personalizados’, você pode facilmente carregar uma planilha de endereços de e-mail e entregar anúncios para as contas do Facebook associadas à sua lista.

Não tem uma lista de e-mail existente? Você também pode segmentar pessoas que visitaram recentemente sua loja online. Tudo o que você precisa fazer é acessar a página de admin da Eating Dots, ir em Integrações e conectar seu Facebook Pixel*. Isso permitirá que você acompanhe as ações em seus anúncios e sua loja online.

Recomendamos usar a integração do Pixel do Facebook, pois ela realmente ajudará no redirecionamento e ajudará o Facebook a segmentar clientes em potencial com maior probabilidade de se interessar por seus anúncios.

4. Crie Públicos Semelhantes para ampliar seu alcance

O marketing do Facebook não precisa consumir muito tempo. Deixe o Facebook fazer o trabalho braçal para você e construa um “público semelhante” cheio de usuários semelhantes aos seus clientes recorrentes. O benefício claro dessa abordagem é que você estará anunciando para pessoas que sabe que provavelmente jantarão com você. Para começar, você só precisa enviar um público de origem de pelo menos 100 pessoas para o Facebook – por exemplo, os membros do programa de fidelidade de restaurante mais engajados.

5. Segmente interesses específicos

Não importa o nicho de interesse que você segmenta, elaborar cuidadosamente sua segmentação e sua mensagem é uma jogada sábia. De acordo com o Relevance Score do Facebook, acertar esses elementos de seus anúncios do Facebook pode ajudar a reduzir seu custo por clique (a quantidade de dinheiro que você paga por cada pessoa que clica em seu anúncio), porque quanto mais atraente seu anúncio for para seu mercado, mais cliques que você provavelmente receberá.

6. Teste diferentes formatos de anúncio

Não pense na publicidade no Facebook como uma tarefa de “definir e esquecer”. Você deve se esforçar para ter pelo menos dois anúncios em exibição a qualquer momento e monitorar o desempenho deles regularmente para ver qual ressoa melhor com seus clientes. A chave aqui é experimentar diferentes formatos de anúncio, como anúncios de imagem única, anúncios em vídeo e anúncios em carrossel (várias imagens e descrições em um anúncio).

7. Apresente vários tipos de conteúdo

Você também pode testar diferentes tipos de conteúdo e frases de chamariz para ver quais têm melhor desempenho. O teste A/B envolve a criação de mais de um conjunto de anúncios e, em seguida, o teste de seus conjuntos de anúncios entre si para ver qual deles oferece melhores resultados.

Uma maneira fácil de fazer isso é trocar as imagens: execute um anúncio com uma foto tentadora de um dos itens do seu menu e outro anúncio com uma foto de seus clientes satisfeitos jantando em seu local. Ou teste o texto da sua chamada para ação para descobrir se palavras como "Ligue agora" ou Obter rotas" são mais eficazes.

8. Certifique-se de que seus anúncios sejam compatíveis com dispositivos móveis

Você pode estar usando seu computador para criar seus anúncios no Facebook, mas lembre-se de que 98% dos usuários do Facebook acessam a rede social em seus dispositivos móveis. Devido aos diferentes tamanhos de tela, seus anúncios são muito diferentes em computadores e em celulares. Portanto, é importante garantir que seus anúncios do Facebook tenham uma aparência nítida em todas as plataformas, sem que nenhuma palavra ou imagem seja cortada. Dica profissional: use um redimensionador de imagens online (eles são super fáceis de encontrar no Google) e verifique se você tem as dimensões corretas de imagem ou vídeo para cada tipo de conteúdo. Por exemplo, certifique-se de usar uma imagem quadrada para uma postagem de bloco e certifique-se de usar 9:16 para Histórias.

9. Aproveite as oportunidades sazonais

Todo mundo adora um motivo para comemorar, então planeje alguns de seus anúncios em torno de grandes eventos sazonais, como o Dia das Mães. Por exemplo, se você deseja atrair pessoas para o lançamento do seu menu de verão, pode escolher “tráfego da loja” como seu objetivo de anúncio. Ou tente criar um anúncio que leve as pessoas diretamente ao seu cardápio. Bônus: você terá infinitas ideias para imagens, pois poderá apresentar qualquer item de menu fotogênico que seu coração desejar.

10. Teste várias ofertas

Os anúncios mais atraentes do Facebook para bares e restaurantes atraem seu público com uma oferta que eles não podem resistir, como um aperitivo de dois por um ou um cupom de 15% de desconto nas entradas nas noites de terça-feira. Esses tipos de anúncios são ótimos quando você está tentando aumentar a receita durante esses dias mais tranquilos. Crie anúncios em torno de diferentes promoções para ver o que desperta mais interesse. Você também pode aproveitar o elemento de escassez e disponibilizar o desconto por um tempo limitado para atrair as pessoas que veem seu anúncio a agir rapidamente.

11. Experimente a publicidade multiplataforma

Pela natureza do nome, você assumiria que os anúncios do Facebook são feitos para, bem, o Facebook. Não exatamente! Qualquer anúncio do Facebook que você criar também pode ser promovido no Instagram. A melhor parte? Você nem precisa de uma conta no Instagram para fazer isso. Essa é uma opção perfeita se seu público-alvo incluir millennials ou Geração Z e você quiser que seus esforços de anúncio ressoem com eles.

12. Meça seus resultados

Ao definir um orçamento e metas claras para seus anúncios do Facebook, você poderá ver se suas campanhas publicitárias são bem-sucedidas ou se ficaram aquém. É uma boa ideia ter uma noção dos benchmarks do setor para que você possa ver como seus anúncios se comparam. O custo médio por clique de um anúncio do Facebook em todos os setores é de R$1,68, mas a categoria de alimentos e bebidas é a mais baixa de todas, com apenas R$ 0,42 – o que significa que você não precisa gastar muito para divulgar sua mensagem.

13. Seja estratégico sobre o posicionamento do anúncio

O Facebook permite que você experimente vários posicionamentos de anúncios – no feed de notícias do seu público, no Facebook Messenger, no desktop, no celular e a lista continua. Dependendo do seu canal, os custos do anúncio podem variar muito. Portanto, é uma ideia inteligente verificar quais canais estão funcionando melhor para seus anúncios do Facebook e, em seguida, aumentar seu orçamento para esses anúncios, removendo os de baixo desempenho.

14. Use a programação de anúncios

Você deve garantir que seus anúncios sejam exibidos apenas quando for mais relevante para seus clientes (lembre-se: a mídia social tem tudo a ver com o aqui e agora!). Por exemplo, se você deseja capturar algum tráfego de pedestres durante a hora do almoço, programe seus anúncios para serem veiculados das 11h às 13h. Ou se você sabe que está totalmente reservado no sábado à noite, certifique-se de pausar seus anúncios durante esse período. A pior coisa que você pode fazer é pagar por anúncios quando não precisa de clientes.

Não sabe qual é o melhor horário? Veja seus dados do Facebook para ver em quais horários as pessoas se envolvem mais com seus anúncios. Os resultados podem te surpreender!

15. Continue testando!

Como diz o ditado, se no começo você não conseguir, tente novamente. Felizmente, é fácil e rapido para alterar seus anúncios do Facebook. Ou, se você estiver obtendo ótimos resultados com seus anúncios (tiro o chapéu para você!), mantenha as coisas atualizadas testando regularmente para ver o que funciona caso você encontre algo ainda melhor.

Ainda não usa a Eating Dots? Inscreva-se agora gratuitamente e um de nossos especialistas em lançamento entrará em contato para colocá-lo online rapidamente.