Produtividade

Como tirar fotos de comida com a câmera do celular

Mirella Miranda

Mirella Miranda

4m leitura

A menos que você seja um fotógrafo amador enquanto opera seu restaurante ou café, provavelmente você não tenha equipamento para tirar fotos de alta tecnologia à sua disposição. E se você não tem orçamento para um fotógrafo profissional agora e precisa tirar fotos boas do seu cardápio, com essas dicas você conseguirá aproveitar ao máximo as ferramentas disponíveis (literalmente).

Prepare-se

Primeiro faça um plano. Você quer que todas as suas fotos sejam consistentes, então programe-se para ter tempo suficiente para preparar seus itens do cardápio para fotografá-los. Use seu cardápio existente como um guia e anote mais algumas imagens que você gostaria de ter em mãos nas mídias sociais para criar sua própria biblioteca de fotos.

Antes de começar as fotos garanta que a lente esteja limpa. Parece óbvio, mas você ficaria surpreso com quantas fotos são afetadas por esse filtro inesperado.

Escolha seu plano de fundo. Planos de fundo limpos e simples geralmente são o melhor caminho a percorrer principalmente quando falamos de fotos para cardápios. Pode haver uma parede, mesa ou balcão em seu local que funcione bem, ou você pode precisar pegar um grande pedaço de cartão ou azulejo para usar como plano de fundo.

Luzes, Câmera

O importante é acertar o básico; iluminação e composição. Use a configuração de grade do seu celular para sobrepor uma grade em todas as fotos que você está tirando. Dessa forma, você pode garantir que suas linhas sejam retas ou dividir seu quadro em terços para ajudar no equilíbrio e na composição. Você pode controlar a exposição em seu telefone como em uma câmera. Quando você abrir o aplicativo da câmera, toque na tela onde deseja focar e verá um ícone de sol aparecer. Deslize o dedo para cima e para baixo para ajustar a quantidade de luz que entra antes de tirar a foto.

Use luz natural sempre que possível. Encontre luz natural suave e não direta para todas as fotos. Evite sombras projetadas pelas luzes usando um difusor de luz (ou papel manteiga!), ou tire fotos perto de uma janela onde você possa aproveitar a luz que entra.

Conheça seus ângulos

Experimente alguns ângulos diferentes para ver o que você mais gosta; dois ângulos populares estão ao nível dos olhos ou a partir de uma visão aérea. Tirar uma foto de cima para que você possa colocar toda a mesa e mostrar um pedido inteiro. As fotos planas são super populares nas redes sociais. Encaixe itens do menu com ingredientes empilhados como hambúrgueres do lado. Descanse na superfície da mesa para manter sua câmera estável ou pegue um tripé para ajudar com isso. Enquanto a comida ou bebida é o foco da foto, tente colocar itens em diferentes partes da grade. Tente definir um lugar com guardanapos, condimentos e enfeites de mesa para dar vida ao seu item do cardápio - mostre aos seus clientes como é quando eles pedem!

Evite usar o zoom e aproxime-se para que suas fotos fiquem bonitas e nítidas. Tire muitas fotos de diferentes ângulos com diferentes adereços e veja quais são as melhores. Você sempre pode baixar um aplicativo como Adobe Lightroom, Snapseed ou VSCO para editar suas fotos posteriormente.

Socialize

Para as mídias sociais, trazer um pouco de humanidade para o quadro pode dar vida às suas fotos. A mão de uma pessoa segurando uma bebida ou uma garfada de suas deliciosas refeições prontas para devorar, pode mostrar ao seu público o quão apetitoso pode ser. Mostre itens de menu que podem ser pedidos juntos para inspirar vendas extras.

Você deseja que suas fotos atraiam clientes faça com que a imagem do anúncio do local seja plana com os itens do cardápio mais populares. Se você é uma cafeteria, mostre sua arte com leite. Se você é um café de comida saudável, mostre suas saladas ou tigelas de açaí mais coloridas. Escolha uma variedade de seus itens de menu mais fotogênicos.

E se você ainda não tem um cardápio digital, basta se cadastrar na plataforma e começar a usufruir de todas as vantagens possíveis.

E ainda tem mais! O que acha de permitir que seu público faça os próprios pedidos diretamente da mesa? Conte com o autoatendimento e muitas outras funcionalidades que o Eating Dots tem para aumentar os lucros do seu restaurante.

Clique aqui para se cadastrar agora mesmo!