Produtividade

Como criar cardápio pelo celular: Melhores opções gratuitas

Mirella Miranda

Mirella Miranda

5m leitura

Criar um cardápio é uma necessidade de todo restaurante, um investimento essencial para a abertura do negócio. Poucos anos atrás, isso significaria contratar um designer, e uma gráfica e desembolsar algumas centenas de reais, porém as coisas são diferentes hoje em dia. Graças a técnologia é possível construir um bom cardápio digital, ou mesmo físico, usando seu próprio celular, de graça. Vamos te ensinar como.

Tudo que você precisa saber antes de criar um cardápio pelo celular

Antes de começar a criação de qualquer cardápio pelo celular, seja contando com a ajuda de uma empresa especializada ou exercitando suas próprias habilidades em algum aplicativo, é muito importante que haja um planejamento de tudo que será colocado no cardápio.

Por isso:

  1. Busque por algumas referências e escolha as cores que serão utilizadas no restaurante, inclusive nos textos descritivos de cada produto.
  2. Verifique a melhor forma de encaixar o estilo do menu com a identidade visual da sua marca e restaurante.
  3. Faça uma lista detalhada com os nomes dos pratos ofertados, categorias de cada um deles e os valores de cada prato.
  4. Separe algumas imagens que deseja colocar no conteúdo em uma pasta e salve cada uma das fotos com um nome fácil para identificar e lembrar os pratos.

Tudo isso pode ajudar a ter mais rapidez e praticidade na hora de elaborar o menu do seu cardápio pelo celular. Além disso, pode contribuir também com a escolha da plataforma ideal e mais adequada para o gerenciamento e criação do seu cardápio.

Como criar um cardápio pelo celular

Documentos em PDF

Se a intenção do seu restaurante é algo mais simples apenas para disponibilizar o menu para os clientes de forma mais rápida e fácil, a opção de documentos em pdf é interessante.

Pelo próprio celular, basta escrever em um documento os pratos e itens do seu restaurante de forma organizada, juntamente com os preços de cada prato. Além disso, é possível colocar imagens para deixar o cardápio mais colorido e atraente para os clientes.

Ao invés de criar um design do zero, você pode usar templates pré-prontos do Canva ou do Crello, para criar algo bonito sem ser um profissional. Se gostar do resultado, pode até mandar imprimir.

Embora essa opção inicial quebre o galho, para a exibição online, no celular do cliente, existem opções melhores.

WhatsApp Business

Com o próprio WhatsApp Business do celular, é possível criar um catálogo de produtos e enviar para seus clientes. O processo é bem simples e, depois de ser criado, pode ser compartilhado por várias pessoas.

Dentro do aplicativo, basta colocar os pratos e itens oferecidos pelo restaurante, como também textos e imagens dos pratos, e enviar para seus consumidores.

Sistema de Cardápio Digital Gratuito: Eating Dots

Existem vários sistemas de cardápio digital, mas poucos bons e totalmente gratuitos como o Eating Dots.

O Eating Dots é uma plataforma especializada em cardápios online. A empresa possibilita a criação do cardápio pelo celular, além de gerenciar e digitalizar o cardápio dos consumidores de forma simples, otimizando a plataforma para aumentar as conversões.

Por que vale a pena ter um cardápio digital?

Optar por um cardápio digital traz vários benefícios tanto para o seu restaurante quanto para seus clientes. Ter um cardápio digital ajuda a melhorar o engajamento dos consumidores com o menu do seu restaurante e facilita ainda mais o processo de escolha dos pedidos.

Com o Eating Dots, o seu cardápio digital fica ainda mais interativo. Ele possui URLs personalizadas para compartilhar sempre que quiser, além do belo design intuito. Por isso, conheça abaixo algumas vantagens de ter um cardápio digital no seu restaurante.

Autoatendimento por QR Code

Se o seu cardápio digital for baseado em acesso por QR Code, as facilidades são diversas, tanto para os clientes, quanto para seu negócio. Afinal, é só o cliente acessar o cardápio via QR Code de onde estiver, sem precisar fazer qualquer download de aplicativos extras.

Integração com aplicativos de delivery

Aplicativos de entrega estão cada vez mais famosos no dia a dia dos consumidores. O principal benefício desses aplicativos é a possibilidade de atrair mais clientes para o seu negócio, que nem sempre teriam conhecimento sobre seu negócio se não fossem por essas plataformas.

Praticidade na gestão do restaurante

Com o Eating Dots como sua plataforma de cardápio digital, você coleta várias informações super úteis para a gestão do restaurante e consegue otimizar os seus lucros. Confira todas as features.

Facilidade para variar as opções do cardápio

Ter variações no cardápio é sempre uma boa ideia para continuar atraindo os clientes do restaurante, especialmente os consumidores mais fiéis. Também é possível aproveitar os eventos anuais para adicionar novas bebidas, pratos e itens.

Essa vantagem entrega mais autonomia ao lugar, que pode pensar mais em ações focadas nos desejos dos clientes e aproveitar as melhores oportunidades.

Eficiência na gestão dos pedidos

Com o Eating Dots, sem qualquer mensalidade, é possível ativar a função Pedidos na Mesa. Com ela, os consumidores têm mais autonomia e podem fazer sozinhos seus próprios pedidos, dispensando a necessidade de chamar algum garçom e agilizando o atendimento.

Experiência melhorada aos clientes

A experiência de compra do público é algo muito importante. Com o aumento da concorrência, os clientes se tornam cada vez mais exigentes e desejam ter uma boa experiência com o lugar em todos os momentos.

Por isso, criar um cardápio digital e disponibilizá-lo para os clientes traz muitos benefícios para os clientes, pois eles conseguem se relacionar com o restaurante de maneira simples e rápida.

Cardápio Interativo e Gratuito é na Eating Dots

Criar um cardápio pelo celular na Eating Dots é muito fácil! Basta se cadastrar na plataforma e começar a usufruir de todas as vantagens possíveis.

E ainda tem mais! O que acha de permitir que seu público faça os próprios pedidos diretamente da mesa? Conte com o autoatendimento e muitas outras funcionalidades que o Eating Dots tem para aumentar os lucros do seu restaurante.

Clique aqui para se cadastrar agora mesmo!