Empreender

8 maiores tendências e novidades para restaurantes

Mirella Miranda

Mirella Miranda

5m leitura

Em 2022, diversas novidades e tendências estão se tornando parte do dia a dia dos restaurantes. Afinal, não se pode perder tempo quando o assunto é alavancar o seu próprio negócio. Os dois últimos anos não foram fáceis para os proprietários de restaurantes e bares. Além de todos os desafios, muitas mudanças transformaram de forma drástica o modo de vender e comprar no ramo de alimentação. No entanto, com o fim da pandemia, o mercado está esquentando e esse é o melhor momento para aproveitar as novas oportunidades que se tornaram tendências em restaurantes. Confira nossa lista e crie estratégias para aumentar ainda mais suas vendas e ser um destaque em sua cidade. Confira abaixo!

Direto da horta para a mesa

Uma das tendências do ramo da gastronomia é o consumo consciente, focado na gastronomia sustentável e na saúde. Diversos negócios estão optando por entregar um cardápio com mais opções de orgânicos, por exemplo.

Dark Kitchens ou Cozinhas Fantasmas

Uma novidade que está crescendo muito. Com o atendimento exclusivo para deliveries, as Dark Kitchens contam apenas com a estrutura de estoque e cozinha. Como depende de localização específica, esse tipo de negócio pode funcionar até em casa, o que diminui bastante os custos com operação de negócio e aluguel.

É famoso na sua região, mas não tem como entregar na cidade vizinha? Por que não abrir uma Dark Kitchen lá e entregar com a sua marca?

Embalagens

Aparência é tudo! Além de toda a beleza do seu estabelecimento, o visual dos produtos também é algo que chama bastante atenção do seu público. É muito importante que seus produtos sejam vendidos em embalagens personalizadas com a marca e nome no restaurante. Isso torna seu negócio único e criativo.

Além de todo o visual, o material escolhido também é muito importante. Escolha materiais sustentáveis, como papel, e diminua cada vez mais o plástico. Assim, é possível mostrar que seu restaurante se preocupa com o meio ambiente.

Restaurantes sustentáveis

Adote formas para diminuir o desperdício de alimentos e água, produção de lixo e outros resíduos, como embalagens ou outros descartáveis. Deixe visível essas ações e crie uma comunicação para incentivar ainda mais seu público a ajudar o meio ambiente. Os clientes tendem a valorizar ainda mais esse tipo de conduta e, além de ser um marketing bem positivo, também ajudam a diminuir custos no restaurante.

Integração da loja e marketing nas redes sociais

Manter seu restaurante relevante no mercado de alimentação nos dias de hoje depende de praticamente 100% da presença online nas redes sociais e sites. Por isso, é muito importante investir em marketing digital, pois é a melhor maneira de atrair ainda mais clientes.

Dentre as redes sociais mais conhecidas e mecanismos de buscas, as principais para se destacar são:

  1. Facebook
  2. Instagram
  3. Google
  4. WhatsApp

É possível criar boas estratégias de marketing gratuitas, mas investir em anúncios também gera ótimos resultados para seu restaurante.

Comida Vegetariana e Vegana

As comidas veganas e vegetarianas estão entre as principais novidades de 2022. Aliás, nos últimos dois anos elas alcançaram um grande destaque no ramo alimentício.

De lá pra cá, surgiram diversas opções para os clientes que não ingerem carne ou qualquer outro produto de origem animal, como:

  • Carne de soja
  • Hamburguer do futuro (Produzido com plantas)
  • Pratos plant-based

Possui essa opção de comida no seu restaurante não é mais vista como uma “moda”, mas como uma visão estratégica do seu negócio.

Salões Abertos

Embora o auge do coronavírus esteja mais baixo, alguns clientes ainda seguem bastante cautelosos em relação a muita aglomeração e espaços fechados.

Para que eles se sintam mais seguros no seu estabelecimento, investir em um ambiente no qual os clientes possam realizar refeições ao ar livre, como calçadas ou salões abertos. Food Trucks também são uma ótima opção para ter uma grande aderência do público.

Cardápio Digital com Pedido na Mesa

Todo mundo já está usando Cardápios QR Code, mas será que a experiência dos cliente melhorou? Muitos frequentadores de restaurante dirão que não, e nós sabemos exatamente o porquê.

Não basta oferecer um cardápio digital, se ele for um contratempo. Seu cliente precisar sentir que em escanear o QR Code a vantagem é dele. Para isso, um cardápio interativo como fotos dos produtos, e a possibilidade de montar o pedido é essencial.

Mas e se fosse possível fazer o pedido e o pagemnto direto pelo cardápio, sem ter que esperar pelo garçom? Bem, estamos aqui para te dizer que é possível

Com ajuda da Eating Dots, disponibilizar seu cardápio via QR Code é gratuito, e nossa funcionalidade de pedidos na mesa não tem custo mensal! Basta clicar e se cadastrar!

A tecnologia está presente no dia a dia dos restaurantes

Com toda a certeza, o uso da tecnologia é a maior tendência desde sempre! Com a automatização, muitos negócios podem melhorar ainda mais o controle de estoques, diminuir desperdícios, agilizar o atendimento, entre várias outras vantagens. Tudo isso, graças a tecnologia!

Apostar em tecnologia é uma maneira de modernizar ainda mais as operações e tornar o seu negócio ainda mais eficiente e lucrativo. Com as plataformas corretas e estratégias, o seu negócio ganhará ainda mais destaque.

Como o Eating Dots pode alavancar seu negócio?

Com o Eating Dots, ter o seu cardápio digital ficou ainda mais fácil e gratuito. Basta se cadastrar e começar a aproveitar todos os benefícios que a plataforma irá te oferecer.

E não para por aí! O Eating Dots ainda permite que, pelo seu cardápio digital, o seu público realize os pedidos diretamente da mesa. São diversas funcionalidades e benefícios para aumentar ainda mais suas vendas e o reconhecimento do seu restaurante.

Conheça as características de Eating Dots e começe hoje mesmo a experimentar o melhor do digital em seu restaurante!. Cadastre-se gratuitamente!