Marketing

Como definir os valores e a missão de um restaurante?

Mirella Miranda

Mirella Miranda

3m leitura

Todo restaurante tem como função principal servir comidas e fazer atendimentos, mas você sabe dizer porque ele realmente existe? Ou melhor, para quem ele foi criado? Essas são questões que a missão do restaurante precisa responder. Juntamente com a missão, os valores têm um papel muito importante para a criação de um restaurante. Os valores são os princípios que podem ser encontrados na sua equipe e no seu restaurante. Eles apresentam o melhor que o seu restaurante tem a oferecer.

Para definir os valores e a missão de um restaurante, é necessário que você pense no que seu restaurante realmente busca oferecer, como você deseja que ele seja reconhecido pelo público e o porquê dele existir.

Evidentemente, definir esses pontos não é uma tarefa simples. Ela deve ser pensada de forma cautelosa e objetiva. Afinal, esses dois pilares serão vistos por todos os seus clientes sempre, seja na internet ou de forma prática em seu estabelecimento.

A missão é objetivo a ser atingido diariamente

A missão do restaurante deixa claro o objetivo que a equipe e você têm a alcançar todos os dias de trabalho. Qual o real motivo para seu restaurante existir? Seja o mais objetivo e claro nesse momento!

Mas como definir a missão?

Faça uma separação das palavras-chave que definem tudo relacionado ao seu restaurante. Se o objetivo principal do lugar é um atendimento de qualidade, use essas palavras a seu favor.

É nesse momento que você deve pensar sobre a razão da existência do seu restaurante. Se ele nasceu de um sonho, se é um negócio de família ou até algo totalmente inovador. Tudo deve estar escrito para que o objetivo esteja o mais claro possível.

Os valores são os princípios que seu restaurante acredita

No que seu restaurante realmente acredita? Para você, o que mais te admira na sua equipe e no restaurante? É nos valores que você deve listar as qualidades que seu time possui e o que chama atenção no restaurante.

Aspectos como higiene, sustentabilidade, conforto, especialidade gastronômica e atendimento de qualidade são pontos fortes para elevar os valores do seu restaurante.

Como colocar a missão e valores em prática?

O processo de criação dos valores e missão do restaurante não é algo que acontece rapidamente, pois ele vem de algo concreto.

Pense primeiramente na motivação que te levou a abrir o negócio, como todas as ideias e como foi todo o processo. Além disso, reflita sobre tudo que o restaurante tem de especialidade, como as comidas, atendimento de qualidade, agilidade na produção, entre outros detalhes. Dessa forma, a sua missão começa a ser criada.

Com todos esses detalhes na mente, comece a construir os processos do restaurante montando as partes do negócio, como servir refeições, buscando excelência e higiene, em um ambiente agradável. Desse modo, é possível visualizar o restaurante como um todo e agir da forma correta para sempre oferecer o melhor ao público.

Transforme o sistema do seu restaurante

Agora que você entende melhor por onde começar e, mesmo que você já trabalhe no mercado há algum tempo, é possível começar a pensar no que seu negócio significa para você e melhorá-lo ainda mais.

A Eating Dots trabalhou bastante para desenvolver uma plataforma digital para gerenciar todo o seu cardápio de forma simples, podendo otimizar para aumentar as conversões e o ticket médio. Isso ajuda a diminuir o desperdício de alimentos retirando pratos com desempenho baixo e, de forma mais precisa, dar ao público o que eles realmente desejam.

Faça o cadastro do seu restaurante e permita que a era digital transforme a qualidade do seu negócio!