Marketing

Defina missão, valores e visão da sua hamburgueria

Mirella Miranda

Mirella Miranda

5m leitura

É muito comum ver companhias definindo missão, visão e valores de seus negócios como simples frases inspiradoras. Mas a verdade é que essas colocações são muito importantes pois elas definem o seu objetivo real de criação da hamburgueria. Desde a criação do negócio, esse trio é feito com muita cautela e atenção. Definir o alvo de uma hamburgueria parece simples, mas exige o conhecimento dos reais objetivos e propósitos do lugar. Desse modo, a missão, visão e valores de uma hamburgueria são partes poderosas para que o seu negócio seja bem planejado e ganhe bastante destaque entre os colaboradores. Por isso, vamos entender melhor o que cada um deles significa.

O que é missão, visão e valores?

A missão, visão e valores tem como objetivo principal estabelecer a identidade e propósito da hamburgueria. Sem eles, todo o planejamento estratégico do lugar pode dar errado, afinal é essencial entender onde se quer chegar para saber tomar as decisões corretas hoje.

A definição dessas três bases é muito importante para guiar todas as decisões tomadas pelos gestores da hamburgueria e deixar mais claro o caminho a ser percorrido e onde a hamburgueria deseja chegar. Ter esses três pilares bem alinhados e definidos traz uma outra visão para novas contratações e ajuda no desenvolvimento estratégico do lugar.

O que é a missão de uma hamburgueria?

A missão é como uma confirmação do propósito do lugar e o motivo da existência da hamburgueria e para quê ela foi criada. Ou seja, a missão é a razão da criação do negócio, é a função que ela tem no mercado para se tornar importante para o público.

A missão pode ser definida como a identidade da hamburgueria, deixando mais claro seu negócio e objetivo para todos os que fazem parte da organização e também para o público. E, tudo que for feito ou atitudes tomadas, precisam ser feitas de acordo com esse propósito.

O que é a visão de uma hamburgueria?

A visão é o cenário futuro ou metas, sonhos e objetivos que a hamburgueria deseja alcançar. É ela que representa onde o negócio quer chegar e o que pretende conquistar. É essencial entender que a visão tem um tempo estabelecido para ser cumprida, por isso, ela pode acabar sofrendo algumas mudanças ao decorrer dos anos.

A visão está acima de qualquer propósito dentro da hamburgueria, é praticamente uma projeção do futuro do negócio que deve ser mostrada e apoiada por todos os funcionários que já estão no lugar ou que venham a trabalhar na hamburgueria. No entanto, para isso, a visão deve ser construída com a participação de todos da hamburgueria, buscando alcançar um sonho futuro desejado por todos. É fundamental que a visão mostre, de forma prática, visível e realista, onde e quando a empresa deve atingir suas metas.

Quais são os valores da hamburgueria?

Os valores, de forma geral, são os princípios que conduzem todas as decisões e atitudes tomadas dentro da hamburgueria. Eles devem ser definidos como crenças básicas para fazer ações, mas sempre lembrando, que a hamburgueria deve saber diferenciar um valor e uma crença. Para deixar mais claro, o valor é uma crença pela qual eu entrego minhas decisões com o objetivo de serem alcançadas para melhoria do negócio.

Os valores podem ser vistos também como ideais a serem alcançados. Assim como a visão, a construção dos valores de uma organização deve ser feita com todos os funcionários.

Como colocar em prática na sua hamburgueria?

Uma hamburgueria pode ser descrita por meio das suas metas e objetivos estratégicos, assumindo algumas condutas que vão dar suporte para todo o planejamento. Nesse sentido, é fundamental que o propósito da hamburgueria seja o mais claro possível.

Como definir sua missão?

Existem alguns pontos que devem ser refletidos pela hamburgueria antes de estabelecer a missão:

  • Qual é o negócio da hamburgueria?
  • Quem é meu público principal?
  • Quais os diferenciais competitivos?
  • Qual a contribuição social?

Definir a missão de um negócio não é algo fácil. É por ela que a empresa consegue estabelecer políticas, desenvolver planejamentos e estratégias e começar a trabalhar. Por isso, o lucro da hamburgueria não é a explicação, causa ou fundamento único das atitudes tomadas no lugar, e sim o seu teste de validade, transformando os custos e as estratégias em um diferencial.

Como definir a visão?

Para definir a visão de uma hamburgueria, é necessário levantar as seguintes questões:

  • Como pretendemos ser vistos no futuro?
  • Qual é o desafio apresentado aos funcionários?
  • Onde estaremos atuando com o público?
  • Quais as principais oportunidades da hamburgueria?

Dessa maneira, a hamburgueria deve medir todos os anos seus reais objetivos, medindo se foram atingidos no prazo certo ou se estão próximos de serem alcançados, utilizando indicadores para deixar mais claro os resultados.

Como definir os valores?

Para os valores serem seguidos dentro da hamburgueria, eles precisam estar dentro de alguns critérios:

  • Objetividade e clareza
  • Conhecimento público para todos os funcionários e clientes
  • Ser seguido à risca por todos os colaboradores da empresa

Por isso, entender as características principais da hamburgueria e da sua equipe, assim como o que seu negócio acredita, é essencial para alcançar cada vez mais os clientes.

Experimente algo novo

Agora que você entende melhor por onde começar e, mesmo que você já trabalhe no mercado há algum tempo, é possível começar a pensar no que seu negócio significa para você e melhorá-lo ainda mais.

Com a plataforma da Eating Dots você pode gerenciar todo o seu cardápio de forma simples, podendo otimizar para aumentar as conversões e o ticket médio. Isso ajuda a diminuir o desperdício de alimentos retirando pratos com desempenho baixo e, de forma mais precisa, dar ao público o que eles realmente desejam.

O mais legal é que você pode testar ainda hoje. Faça o cadastro do seu restaurante e permita que a era digital transforme a qualidade do seu negócio!