Empreender

Restaurantes Podem Cobrar Taxas de Desperdício

Mirella Miranda

Mirella Miranda

3m leitura

Sejamos diretos: um restaurante não pode fazer nenhuma cobrança de taxa de desperdício dos consumidores. Isso porque é algo totalmente abusivo, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor. É muito importante ser consciente para evitar qualquer desperdício, mas os estabelecimentos não podem cobrar por aquilo que o cliente decide não comer. Vamos entender um pouco mais sobre o assunto?

O restaurante pode cobrar taxa de desperdício?

A resposta é não! De acordo com a Lei, é proibido a cobrança de taxas de desperdício e trata-se de práticas abusivas por parte dos restaurantes. Ou seja, se qualquer cliente se deparar com esse tipo de cobrança extra na conta, por direito, ele pode realizar uma denúncia no Procon (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor).

Isso acontece porque o consumidor já está pagando pela refeição. Por isso, a decisão de quanto consumir ou não é totalmente dele. Em caso de insistência por parte dos restaurantes, eles podem receber multas.

Porém, existem alguns negócios que estão cientes da proibição, mas fazem uso de placas informativas sobre a cobrança para deixar os clientes cientes do valor a mais. Esse tipo de prática é totalmente ilegal e sujeita a multas. A cobrança de taxa de desperdício é proibida em todo o território brasileiro.

O que o cliente pode fazer em caso de cobrança?

A primeira forma para tratar o assunto é ir diretamente ao gerente do restaurante e tentar uma conversa agradável e amigável. Caso não funcione, peça a nota fiscal com o valor da cobrança da taxa como uma prova.

Após estar com a nota em mãos, solicite uma indenização por danos morais, pois a cobrança é proibida. Ao solicitar esse processo, ele precisará ser comprovado por provas e testemunhas.

Assim, as consequências para o restaurante é realizar o pagamento de multas com o dobro, ou até mais, do valor que o consumidor pagou dentro do estabelecimento.

Como lidar com o desperdício de alimentos

O primeiro passo e, mais importante, é ser consciente. Ao contrário de optar pela cobrança de taxas, faça com que seus clientes entendam o impacto do desperdício de alimentos.

Crie posts criativos nas redes sociais e demonstre a importância do assunto. Assim, o seu restaurante consegue incentivar a conscientização não apenas dentro do local, mas fora também.

Fique de olho também no comportamento dos seus consumidores. Por que eles estão desperdiçando tantos alimentos? Os pratos estão agradando? É muita comida? Faça algumas pesquisas de satisfação para entender melhor o que está acontecendo com seus clientes e se adaptar a possíveis mudanças.

Uma excelente opção para saber o desempenho dos pratos e ter controle sobre os alimentos consumidos é o cardápio digital. Com essa opção no seu restaurante, é possível ver quais produtos estão sendo menos pedidos, ingredientes mais retirados, além de ter noção da satisfação dos clientes em relação aos pratos oferecidos.

Conheça a melhor opção para ter um cardápio digital

Como dito acima, optar por um cardápio digital permite que você tenha um controle maior sobre os pedidos e os pratos do seu restaurante. Essa é uma boa prática para começar a conscientizar o seu estabelecimento para evitar desperdício. Gostou da ideia? Nós podemos te ajudar!

Na Eating Dots, ter um cardápio digital é fácil e rápido, além de todos os benefícios que ele oferece para o seu restaurante.

E tem mais! O cardápio digital na plataforma é totalmente gratuito. Basta entrar na plataforma, se cadastrar e começar a conhecer todas as funcionalidades para o seu menu digital. Além disso, com essa nova opção de cardápio, é possível que os seus clientes realizem os pedidos diretamente da mesa, otimizando o tempo e as vendas.

Visite nosso site e se cadastre hoje mesmo. É totalmente grátis!