Produtividade

Como calcular o preço ideal de um prato de comida?

Mirella Miranda

Mirella Miranda

5m leitura

Definir o preço final de um prato de comida é uma das etapas principais para poder estabelecer um valor de venda adequado para o seu restaurante. Afinal, se calculado errado, pode trazer diversos prejuízos para o negócio, além de afetar o futuro da sua empresa. Por isso, no artigo de hoje vamos te ensinar a como calcular o preço de um prato de comida corretamente, evitando preços abusivos e futuros danos ao seu negócio. Vamos lá?

Como calcular o preço de um prato de comida?

Você já se perguntou se o valor cobrado pelos pratos de comida do seu restaurante está adequado? Saber calcular o preço de venda é o ponto ideal para entender se o valor está correto ou não.

Sendo assim, para evitar possíveis erros, leia com atenção as etapas de como calcular o preço de um prato de comida com atenção. Veja abaixo:

Calcule o valor dos custo de todos os ingredientes usados

A primeira etapa e, talvez mais essencial, é calcular o custo total de todos os ingredientes que foram utilizados para montar a refeição.

Para fazer isso, é preciso estar com todas as informações de cada receita em mãos e observar medida e quantidade de cada um dos ingredientes usados. É possível utilizar planilhas e documentos de textos para poder anotar todos os dados com mais precisão, além de evitar possíveis perdas das informações.

Defina os custos fixos

Outro detalhe importante é observar e definir com atenção todos os custos fixos do seu estabelecimento.

Nesse ponto, é essencial que os donos e gerentes tenham muito cuidado na hora de decidir os custos fixos para evitar erros na hora de calcular o preço do prato de comida. Isso porque alguns acreditam que não é necessário incluir esses custos ou até não sabem como colocá-los.

Porém, esses valores fixos são fundamentais, pois são custos que não costumam variar muito e mantêm o mesmo preço independente da quantidade de vendas durante a semana ou mês.

Veja abaixo alguns custos fixos que podem estar no seu negócio:

  • Aluguel de espaço
  • Conta de telefone
  • Contas de luz e água
  • Despesas administrativas
  • Salário dos funcionários
  • Campanhas de Marketing

Fique atento aos custos variáveis

Em um restaurante, também existem alguns tipos de custos que podem ter variações em relação às vendas. Por isso, eles também devem ser anotados e incluídos no cálculo para o preço de um prato de comida.

Esses custos podem envolver despesas que o negócio tem ao longo das semanas ou mês, como:

  • Impostos
  • Possíveis Manutenções
  • Taxas de Máquinas de Cartão de Crédito
  • Comissões
  • Fornecedores e parceiros
  • Embalagens

Veja quais desses tipos de custos e outros também que fazem parte da mensalidade do seu restaurante e anote-os para usar na hora de realizar o cálculo.

Observe a margem de lucro

Agora é o momento de definir a margem de lucro que vai ser gerada para o seu negócio. Esse detalhe é fundamental para aumentar o crescimento do seu restaurante, pois é ele que mostra se é possível ou não investir em outras melhorias e necessidades do estabelecimento.

Para fazer isso, observe com atenção o perfil dos seus clientes e os valores definidos pelo mercado e, principalmente, a concorrência. Afinal, a sua margem de lucro precisa estar adequada com a média para gerar lucros no final do mês.

Cálculo do Markup

O Markup é uma maneira de calcular o preço de venda de um prato de comida através de um número multiplicador do preço de custo. Esse valor ajuda a garantir que a margem de lucro esteja bem definida e adequada para cobrir as possíveis despesas e, ainda, gerar lucros para o restaurante.

Para calcular o markup, é necessário que você realize essa conta:

Markup = Valor de venda / [(Custos variáveis + Margem de lucro + Custos Fixos) - Valor de venda]

Parece uma fórmula muito confusa, mas se calculada corretamente você terá em mãos o valor certo do Markup. Logo após obter esse valor, basta multiplicar ele pelo valor de custo dos ingredientes e pronto!

De uma forma simples e fácil, você não terá mais problemas em calcular o valores adequados para os pratos de comida do seu restaurante e ainda vai garantir uma margem de lucro ideal para o seu negócio.

A importância de uma boa precificação

Saber fazer uma precificação adequada para os seus produtos é essencial para manter a gestão financeira da sua empresa estável. Além disso, ajuda a entender melhor quais são os valores ideais, evitando preços baixos ou altos demais.

Uma boa precificação atrai os clientes e gera destaque para o seu restaurante. Isso porque ajuda a oferecer uma visão mais clara dos lucros para os gestores. Além disso, a precificação interfere diretamente no controle de gastos e do aumento ou diminuição de vendas no final de cada mês.

Ofereça o melhor para os seus clientes

Agora que você já entende como calcular o preço do prato de comida do seu restaurante, basta colocar os valores no seu cardápio ou alterar os antigos.

Porém, existem casos de restaurantes que ainda utilizam cardápios em formas de papel, o que pode dificultar a atualização para os novos preços. Às vezes, encontramos lugares que apenas escrevem por cima ou ao lados dos antigos os preços novos.

Mas todos concordamos que isso não é visualmente bonito, não é mesmo?

Por isso, um cardápio digital é a melhor opção para o seu restaurante. Além de facilitar a mudança de preços e possíveis alterações nos produtos, ele também oferece vários benefícios na gestão dos pedidos, do estoque e muito mais!

Se interessou pelo cardápio digital? Conte com a Eating Dots para te ajudar a criar o seu!

Aqui na Eating Dots, é fácil e gratuito criar um cardápio digital para o seu negócio. Basta se cadastrar na nossa plataforma e começar a utilizar todos os benefícios e funcionalidades para o seu novo cardápio.

Além disso, com a Eating Dots, seus clientes ficam à vontade para realizar os pedidos diretamente da mesa por meio de um QR Code. Tudo isso e muito mais você encontra sem mensalidades.

Conheça nosso site e cadastre-se hoje mesmo!