Produtividade

Como criar combos e promoções no cardápio digital Eating Dots

Mirella Miranda

Mirella Miranda

5m leitura

Os combos especiais podem trazer ao seu cardápio um diferencial muito atrativo. Ao combinar os produtos mais vendidos ou até mesmo pensar em opções “fora da caixa” você pode vender mais para os mesmos clientes ou atender outras pessoas. Veja como criar novas sugestões e aumentar suas vendas, com o que você já tem no seu cardápio!

Como montar um Cardápio com combos especiais?

Criar variações do cardápio, poder excluir ou inserir novos pratos, trabalhar com promoções ou grupos de produtos são vantagens estratégias de usar um menu digital.

Em termos da montagem de combos especiais, esses podem se apresentar também de diferentes formas, como:

  • Combinações exclusivas;
  • Produtos em maior quantidade (pacote família);
  • Edição limitada;
  • Combo sazonal (combo da semana).

Para montar um cardápio com combos especiais sem erros, vale a pena seguir essas dicas que separei aqui:

1 – Vá além das combinações de prato + bebida

As redes de fast food têm opções com combinações bem conhecidas: lanche, bebida, bata-frita ou sobremesa. Isso, obviamente facilita os pedidos, já que os clientes têm menos variações para a escolha. Mas, por outro lado também pode limitar as vendas de itens do cardápio que são mais rentáveis.

Embora não seja uma regra, as bebidas apresentam, geralmente, margens de lucro maiores, no entanto, outros produtos também podem ser adicionados aos combos especiais.

Exemplo: combos só de bebidas, combo de adicionais, combos especiais na quarta-feira.

2 – Avalie os hábitos dos seus clientes

Uma das dicas mais valiosas para montar combos especiais é avaliar os hábitos e preferências dos seus consumidores. Muitas vezes, as combinações inusitadas podem revelar novas sugestões.

É preciso não só companhar o volume total de pedidos diários, mas também os itens que ão vendidos.

Incentive e intrua a sua equipe a fazer perguntas ou pesquisas simples com os clientes. O objetivo é descobrir como os produtos são consumidos, se a compra é para ele mesmo ou para outra pessoa, dentre outras informações. Caso você já use um cardápio digital

Esses insights podem ajudar a entender como as pessoas costumam consumir seus produtos. A prática da observação no salão, também é indicada desde que não interfira na privacidade dos clientes.

3. Crie cardápios sazonais de promoções para datas comemorativas

Essa é uma ótima estratégia de como seu restaurante pode lucrar em datas comemorativas. Elaborare promoções para épocas diferentes, aproveitando a sazonalidade dos alimentos, com cardápio diferenciado, brindes ou promoções.

Durante a Páscoa, por exemplo, a ideia é oferecer chocolates de brinde para os clientes, ou até mesmo incluir no cardápio produtos como ovos de colher.

Vamos pensar em um feriado internacional que não é muito celebrado no Brasil, por exemplo: St. Patrick’s day. O dia de São Patrício é comemorado na Holanda e em alguns outros países com muita decoração verde e cerveja ou chope. Se você tem uma cervejaria, por exemplo, é uma boa ideia investir em happy hour nessa ocasião, não é mesmo?

Assim, você atrai um público que procura por algo diferente e que quer conhecer outras culturas sem enfrentar o ônus de gastar muito.

Quanto cobrar pelos combos especiais?

O preço do seu novo combo também pode ser validado. Ou seja, pesquisado junto aos clientes. Por se tratar de um combo, subentende-se que os preços são mais baratos. Mas essa estratégia de precificação pode considerar também outras variáveis.

Veja alguns exemplos mais comuns:

Combos especiais com preço fixos

Na venda com o “preço cheio”, o cliente saberá exatamente quanto irá pagar, já que não há variação nos preços dos itens que compõem o combo.

Vale destacar no cardápio e materiais promocionais o que pode ser alterado ou substituído, em termos de itens, sabor, dentre outros. Isso evita insatisfação dos clientes, ajuda na decisão mais rápida e deixa claro que outras opções são pagas e adquiridas separadamente.

Combos especiais com preço variáveis

O preço dos combos especiais com adicionais vai variar conforme a customização do pedido. Portanto, partem do preço fixo, mas podem ser incrementados ampliando assim a receita.

Mensagens como “Turbine seu combo” ou “Turbine seu lanche”, são bem usuais nestas comunicações.

Combos especiais promocionais

As promoções podem ser traduzidas tanto em forma de descontos como no tempo de duração dos combos especiais – se forem vendidos apenas durante períodos sazonais, por exemplo. Essas opções costumam fazer bastante sucesso.

A ideia é fazer que o cliente gaste menos, mesmo consumindo mais, aumentando assim o tícket médio ou que, de alguma forma, o ganho seja superior ao seu custo. Alguns restaurantes inclusive apostam em brindes, descontos na próxima compra, dentre outros.

E você? Já trabalha com combos no seu estabelecimento? Se ainda não, siga essas dicas e comece seus testes. Garantimos que você vai se surpreender. E se você ainda não usa cardápio digital no seu estabelecimento, cadastre gratuitamente aqui no Eating Dots e divulgue com os seus clientes na mesa do seu restaurante via QR Code, no seu Instagram ou ate mesmo por Whatsapp.

Quer saber como? No post porque o seu restaurante precisa de um cardápio interativo contamos tim tim por tim tim as vantagens do porque colocar o seu restaurante na ERA DIGITAL é importante e o quão fácil nos fizemos pra que você consiga fazer isso. Sem pagar mensalidade. 😉

Espero que goste e que eu tenha conseguido te ajudar de alguma forma,