Produtividade

Como criar um nome para o seu produto no cardápio?

Mirella Miranda

Mirella Miranda

4m leitura

Pode parecer uma tarefa bem simples, mas definir um bom nome para o produto de um cardápio é essencial para aumentar as vendas e a visibilidade do lugar. O nome do produto é o principal ponto para que os clientes tenham lembranças de algo marcante. Por isso, ele precisa ser claro, bem definido e transmitir a principal ideia do produto. Com isso em mente, nesse artigo você vai aprender a criar nomes para os produtos do seu cardápio de forma clara, simples e objetiva.

Como criar um nome para um produto

Sabemos que um dos maiores desafios para criar ou lançar produtos novos é a escolha do nome. Por isso, listamos cinco dicas para que você possa entender como criar um nome para um produto no cardápio. Confira abaixo!

1. Entenda o que é realmente necessário

Qual é o seu produto? O que ele tem ou oferece? Possui detalhes especiais ou complementos? Essas são perguntas que precisam ser respondidas de forma clara para que seja possível criar um bom nome para o produto.

2. Conheça o perfil do seu ambiente

Entender como é o seu ambiente e o tipo de produto que você vende é fundamental para a criação dos nomes.

Por exemplo, se você está criando nomes para lugares mais chiques e finos, pode escolher nomes mais elaborados e até em outros idiomas. No entanto, se o produto for de um lugar mais descontraído e animado, é interessante buscar por nomes menores que fiquem gravados na memória.

3. Não confunda nome com descrição

O nome é uma ou mais palavras simples que são capazes de identificar o que o seu produto realmente possui. Já a descrição, é os detalhes do produto como quantidade de gramas, especificações, ingredientes, acompanhamentos e outros.

Por isso, como já dito acima, procure por nomes pequenos e que sejam fáceis de lembrar, pois essa é uma forma para que os clientes possam identificar ou indicar para amigos e outras pessoas.

4. Liste opções e procure referências

Escolher o nome pode parecer bem simples, mas para pessoas que buscam exclusividade e inovação, pode ser uma tarefa bastante complicada.

Por isso, se você está indeciso sobre alguns nomes ou não sabe o que escolher, anote algumas ideias que vierem na sua cabeça e procure por referências. Essa é uma boa forma para ver com clareza as opções e encontrar a que melhor combina com o seu produto, lembrando que devem ser nomes simples e fáceis.

5. Seja criativo, mas não exagere

Dependendo da estética do seu restaurante, é possível definir nomes diferentes e criativos para os produtos do seu cardápio, mas não exagere tanto.

Nomes engraçados ou temáticos é uma excelente opção para chamar a atenção de muitos clientes, mas é necessário lembrar que eles devem descrever o que o produto possui para que o consumidor possa saber o que ele está pedindo.

Nomes escolhidos. E agora?

Após escolher todos os nomes ideais para os produtos, agora é hora de pensar sobre a descrição. Esse tipo de informação não precisa ser complexa e nem muito grande.

Descrever um produto é colocar os principais ingredientes usados, preços, tamanhos, adicionais e outros detalhes importantes do produto. Após definir mais essa etapa, basta adicionar tudo no seu cardápio, seja impresso ou digital.

Uma dica interessante e muito atraente é evitar rasurar os cardápios impressos. Muitas vezes, encontramos menus que possuem produtos com preços e ingredientes riscados, acompanhamentos faltantes ou até mesmo tamanhos indisponíveis.

Por isso, se for alterar o nome ou a descrição ou é a primeira vez colocando as informações no cardápio, tome bastante cuidado para evitar erros e retrabalho.

Já no cardápio digital, fazer alterações ou adicionar um nome ou descrição, é bem rápido e simples. Basta entrar na plataforma onde está o seu menu, alterar as informações, salvar e pronto, está tudo certinho e com dados alterados!

Transforme a forma de exibir seu cardápio com a Eating Dots

Nós sabemos que o processo de definição de nomes para os produtos de um cardápio é complicado. Por isso, a Eating Dots quer te ajudar a facilitar ainda mais o menu do seu restaurante e aumentar suas vendas com a ajuda do cardápio digital.

Todo esse processo de impressão de menus leva tempo e, principalmente, muito dinheiro. Na Eating Dots, ter um cardápio digital é fácil e rápido, além de todos os benefícios que ele oferece para o seu negócio.

E tem mais! O cardápio digital na plataforma é totalmente gratuito. Basta entrar na plataforma, se cadastrar e começar a conhecer todas as funcionalidades para o seu menu digital. Além disso, com essa nova opção de cardápio, é possível que os seus clientes realizem os pedidos diretamente da mesa, otimizando o tempo e as vendas.

Visite nosso site e se cadastre hoje mesmo. É totalmente gratis!