Empreender

Dados dos clientes: entenda a importância para o seu restaurante e saiba como usar para melhorar as suas vendas

Mirella Miranda

Mirella Miranda

5m leitura

Com a popularização do garçom virtual e da facilidade que os donos de restaurante que se aderiram a essa novidade, temos recebi muitas perguntas de como usar essas informações que sāo captadas. O foco desse post é tornar os dados a principal fonte de insights para a tomada de decisão, mudanças estruturais e conceituais. Através do garçom digital do Eating Dots, coletamos todos os tipos de dados sobre o cliente, como nome; número de telefone; de e-mail; opção de pagamento preferencial; o que eles gostam de comer etc. E se o seu restaurante AINDA não usa o garçom virtual 😦, cadastre o seu restaurante e volta aqui pra terminar de ler esse post e ver todas as vantagens de ter um cadastro dos clientes e como usar esses dados.

Clique aqui para cadastrar

E pra evitar qualquer problema futuro, existe uma Lei de Proteção de Dados, e é de extrema importância pra você e pro seu business seguir.

Então eu vou começar explicando o que é a LEI GERAL DE PROTEÇÃO DE DADOS, a famosa LGPD é uma lei que permite que qualquer pessoa tenha o controle sobre o tratamento de seus dados. Ou seja, tenha o direito de saber exatamente quais dados serão coletados, para quais fins, se eles serão compartilhados, além de poder extinguir a autorização de uso, pedir acesso, explicações, exclusão, portabilidade, complementação ou correção de seus dados pessoais

Então pra qualquer fim que você use os dados dos seus clientes, seja campanha de SMS, email marketing, é preciso deixar alguma forma do cliente cancelar o recebimento caso ele queria.

Agora pra que você entenda a importância da captação e análise de dados dos clientes, separei alguns benefícios que o seu restaurante pode ter.

Melhore cada dia o seu menu

Quando você tem acesso aos dados sobre as preferências de seus clientes, pode ver quais pratos são populares em seu restaurante e quais saem menos. Com base nessas informações, você garante que sempre terá os ingredientes necessários para os dias de maior movimento, priorizando os que saem mais.

Da mesma maneira, é possível analisar o que deve ser retirado do menu e substituído por alternativas mais rentáveis. Com essas mudanças, você poderá gerenciar melhor o inventário do seu restaurante, evitar o desperdício de alimentos e decidir quais itens do menu promover.

Melhore o relacionamento com seu cliente

Quando os clientes entram em seu restaurante ou acessam o cardápio digital Eating Dots, você pode coletar informações como hábitos de compra, preferências e informações pessoais, como nome, números de telefone e e-mail. Essas informações podem ser utilizadas para construir um bom relacionamento com os clientes com a ajuda do seu software de CRM, buscando o impulsionamento das vendas.

Crie estratégias para os dias de baixa

A análise dos dados dos clientes dos restaurantes pode ajudar o gestor a entender quais os dias são mais fracos e os motivos que levam a esse baixo movimento. Com esses dados em mãos, você terá a oportunidade de criar promoções para atrair consumidores nos dias mais fracos, aumentando a receita e a capacidade de investimento.

Otimize a sua estratégia de marketing

Com os dados dos clientes em mãos, você poderá mapear as preferências dos clientes, as redes sociais que mais utilizam, seus hábitos, entre outros. Assim, a equipe de marketing pode trabalhar nas estratégias de marketing digital para fidelizar os clientes atuais e atrair novos. E se você não sabe fazer campanhas de marketing no Facebook e no Instagram eu já escrevi um post explicando passo a passo de como você pode criar e gerenciar a campanha. Dá só uma olhadinha aqui.

E como você usa esses dados para melhorar as vendas?

Faça pesquisa de satisfação

Uma das maneiras mais eficientes de captar e analisar dados de clientes — obtendo resultados práticos sobre seu comportamento e preferências — é por meio de pesquisas de satisfação. Entre os principais métodos de pesquisa de satisfação, podemos destacar 3. Veja abaixo.

NPS

O NPS é um método simples para avaliar a satisfação do cliente e a sua fidelidade, a partir de uma premissa simples, com perguntas que exigem uma nota de 0 a 10, por exemplo:

  • “Em uma escala de 0 a 10, qual a possibilidade de você recomendar nosso restaurante para um amigo ou conhecido?”

Como resultado, as notas 10 ou 9 indicam que o cliente é um promotor de sua marca. As notas 8 e 7 mostram que os clientes são neutros e as notas abaixo de 7 indicam que o cliente é um detrator.

Pesquisas de satisfação com atendimento

Pesquisa que indica como os clientes analisam o atendimento de seu restaurante, dando as premissas para você melhorar o que está ruim e potencializar o que está dando certo em suas estratégias de atendimento.

Pesquisa de satisfação com produtos e serviços

Nesse tipo de pesquisa, você poderá analisar como o cliente analisa os seus produtos e serviço e o que pode ser melhorado para a empresa atingir a excelência dentro de seu segmento.

Trabalhe para a redução de desperdícios

Com os dados dos clientes e informações sobre o consumo, o restaurante poderá reduzir desperdícios e trabalhar de forma preditiva. Isso significa que o gestor poderá olhar os dados históricos sobre quais itens são pedidos com mais ou menos frequência, podendo ajustar automaticamente suas necessidades de estoque para reduzir o desperdício.

Crie programas fidelidade

Os dados permitem aos restaurantes criarem programas de fidelidade para garantir a recorrência dos consumidores atuais e atrair os novos. Dar descontos, permite que a empresa tenha acessos recorrentes às informações dos clientes, de forma atualizada.

É um jogo de ganha-ganha, pois o cliente ganha vantagens ao usar o auto atendimento e ao consumir com frequência; e para a empresa, que passa a ter o registro do consumo do cliente a cada visita.

Esperamos ter explicado a importância de gerir o seu restaurante observando os dados dos clientes como fonte de ótimos insights. A boa análise dessas informações poderá trazer benefícios em todos os setores, do financeiro ao marketing, passando pelo core business, que é a criação de bons pratos e bom aproveitamento dos alimentos.

E se o seu estabelecimento ainda não capta as informações dos clientes, cadastra aqui e comece a captar ainda hoje os dados dos seus clientes.