Empreender

Qual é o impacto da inflação no seu restaurante?

Mirella Miranda

Mirella Miranda

3m leitura

Tudo encareceu, e agora? Tem como reduzir os gastos operacionais? Dá para frear o aumento dos insumos? E o que fazer com os custos fixos?

Em tempos de alta inflação para os restaurantes, os empresários podem optar por reduzir as margens de lucro nos itens do cardápio, reduzir custos em outras áreas ou até mesmo negociar com fornecedores. No ramo gastronômico os reajustes de preço podem ser mais difícil de uma forma que os consumidores possam entender dado o ritmo de crescimento, mas é necessário.

Inflação e o impacto no setor de restaurantes

Primeiramente, precisamos entender exatamente como a inflação afeta o setor de restaurantes no Brasil.

Segundo estudo com 14 mil bares e restaurantes realizado pela Associação Nacional de Restaurantes, 83% acreditam que a inflação é o maior desafio a ser superado no ano. Os alimentos e bebidas atingiram em Março de 2022 um índice de 2,42%, onde comparado a Março de 2021 o valor era de 0,13%.

Inclusive, atualmente, a inflação alta afeta restaurantes mais do que a falta de retomada do consumo. Em novembro de 2021, 34% dos entrevistados afirmavam que os clientes já estavam retomando seus hábitos de consumo antes da pandemia. Em março de 2022, esse percentual subiu para 51%.

É difícil falar que seguir um simples passo passo será a solução de tudo – mas, abaixo, veja dicas que podem ajudar a lidar com alguns pontos.

1. Reduza custos em outras áreas

Se os insumos estão gerando os maiores custos para o seu negócio e provavelmente não podem ser cortados para manter a qualidade, verifique outros setores do seu estabelecimento que podem sofrer cortes de custos.

2. Evite o desperdício

Verifique se não existe uma forma de aproveitar melhor os alimentos comprados.

Você pode fazer isso por meio de algumas ações simples para evitar o desperdício de alimentos, como secar as verduras depois de higienizadas e guardá-las em sacos plásticos a vácuo, ou até mesmo aproveitar talos, cascas e sementes em novos pratos.

3. Altere seu cardápio

Se aplicando as dicas anteriores ainda for difícil lidar com a inflação, talvez você possa rever os insumos mais caros utilizados nos pratos. Pode ser uma boa ideia retirar alguns itens das suas receitas.

Converse com o chef de cozinha para realizar os ajustes nos pratos, podendo refletir em redução de custos para o negócio.

Aliás, quando se passa por um período longo de inflação, com a alta constante de preços, é interessante contar com um cardápio digital, que evita o desperdício de papel ou a rasura dos cardápios a cada vez que você precisa atualizar os preços ou ingredientes para o consumidor.

Mesmo quando a inflação não subir, ele continuará sendo útil para alterações práticas, como a inserção e a retirada de promoções, sem a necessidade de reimpressão do cardápio.

5. Negocie com fornecedores

Ninguém passa por longos períodos de inflação sozinho. Por isso, também é muito válido conversar com seus fornecedores, renegociando prazos e pagamentos.

Com tempo para respirar, seu fluxo de caixa pode ter o alívio necessário para que você não precise repassar a alta dos preços para seus clientes.

Se não conseguir fazer uma boa negociação com os fornecedores atuais, talvez valha a pena procurar por novos, que possam oferecer preços mais acessíveis com a mesma qualidade. Pesquise e escolha o que trouxer mais vantagem para o seu negócio.

Isso tudo realmente ajuda?

Dicas como essas te ajudam a identificar pequenos hábitos do dia-a-dia que podem ser mudados, controlando o orçamento de uma forma mais saudável e impactando menos o seu bolso.

Para mais ideias sobre administração de restaurantes e bares, siga acompanhando o nosso blog!