Produtividade

Como criar um cardápio de lanchonete? Guia completo!

Mirella Miranda

Mirella Miranda

5m leitura

O cardápio é o item mais importante para qualquer tipo de negócio no ramo alimentício. É ele que chama atenção dos clientes pela qualidade dos produtos e diversidade, além do ambiente. Um menu bem feito e interessante é capaz de convencer os consumidores a fazerem pedidos na sua lanchonete, e tem o potencial de aumentar seu ticket médio. Por isso, nesse artigo você vai entender os principais detalhes para criar um cardápio de sucesso e atraente para sua lanchonete. Confira abaixo!

1. Crie seu cardápio baseado no seu público

Ao começar a criar um cardápio para uma lanchonete, é preciso parar e pensar sobre o real objetivo do seu negócio, sempre considerando os clientes que você quer alcançar e os que você já tem, principalmente aqueles que são mais fiéis a sua lanchonete.

Quando tudo isso estiver bem alinhado, você entenderá a direção correta para seguir na criação do seu cardápio. Conhecendo bem seus clientes, é possível saber se você deve oferecer os lanches mais simples e tradicionais ou optar por ofertas mais elaboradas. Vale a pena lembrar também que essas definições podem influenciar no preço e na dinâmica do seu negócio.

2. Descreva detalhadamente os produtos

O cardápio de uma lanchonete é basicamente como uma vitrine . Por isso, mesmo que seu negócio seja simples, escreva as descrições dos seus produtos com todas as informações necessárias.

Além de chamar a atenção dos clientes, ter uma boa descrição ajuda a agilizar os processos de atendimento, afinal, os clientes não precisarão ficar perguntando sobre os complementos de cada produto.

O desafio é que essa descrição não seja nem só uma lista de ingredientes, sem vida, nem um texto longo que ninguém irá querer ler. Para entender melhor como fazer isso, dê uma olhadinha no cardápio do Outback. Sabemos que não é uma lanchonete, mas amamos as descrições deles.

3. Adicione imagens de qualidade

Você já ouviu dizer que as pessoas comem primeiro com o olho, não é? Um cardápio de lanchonete atraente precisa de imagens de qualidade.

Com boas fotos dos seus produtos, além de atrair os clientes, você irá converter mais vendas, trazendo melhores resultados para sua lanchonete. Por isso, separe seus produtos, chame um fotógrafo e capriche nas fotos para o seu cardápio.

4. Ofereça variedade

Uma maneira muito interessante e atraente na hora de criar um cardápio de lanchonete é oferecer variedade.

Apesar de seu cardápio estar direcionado ao seu cliente ideal, é muito importante lembrar que as vezes você receberá amigos dos seus clientes ideais, ou até mesmo pessoas que estavam passando na frente.

Por isso é muito importante ter no seu cardápio algumas opções seguras para todos os gostos. Por exemplo, mesmo que seu público alvo coma carne, não deixe de ter boas opções para vegetarianos, mesmo que você venda cafés especiais, não deixe de ter opções açucaradas para o resto das pessoas.

5. Destaque as melhores ofertas

Em cardápios para lanchonetes não pode faltar o destaque para as melhores ofertas. Para chamar atenção dos clientes, uma dica é colocar as promoções bem na parte de cima do cardápio, com muito destaque.

Procure por algumas referências em cardápios que você ache interessante e observe onde estão adicionadas as promoções. Assim, é possível ter ideias de como criar essas ofertas e em qual lugar ela poderá chamar mais atenção dos consumidores, aumentando as vendas na sua lanchonete.

6. Mantenha seu cardápio sempre atualizado

É sempre ruim chegar em algum restaurante ou lanchonete e perceber que o produto que você escolheu não está mais disponível. Provavelmente, uma das primeiras coisas que os clientes pensam é: Se não está disponível, por que ainda está no cardápio?

Isso é um dos problemas mais comuns de cardápios em papel, por isso é preciso ter muita atenção com todos os itens, e é claro, gestão eficiente do estoque. Além disso, é necessário estar sempre revisando o cardápio para deixá-lo atualizado.

Assim, ao criar um cardápio para lanchonete, evite colocar produtos de disponibilidade limitada, que você ainda está testando. Esse tipo de produto pode ser oferecido via cardápios auxiliares, placas no estabelecimento, etc.

Mas é claro, isso não é um problema se você seguir nossa última dica.

Entregue a melhor experiência para o seu cliente

Você já ouviu falar de cardápio digital? Com certeza sim. Os cardápios digitais têm crescido muito no ramo alimentício. Isso porque esse tipo de cardápio digital possui diversas funcionalidades e vantagens, além de facilitar a vida tanto do cliente quanto dos donos.

Mas por que optar por um cardápio digital?

O cardápio digital é seu menu em uma plataforma virtual. Além de trazer mais facilidade para os seus clientes, é possível chamar atenção de todos que passarem por sua lanchonete pela praticidade e facilidade na hora de realizar um pedido.

O cardápio digital é de fácil atualização, acesso e uso. Não é preciso mais se preocupar em imprimir folhas e mais folhas por causa de alterações nos preços ou produtos. Basta alterar na plataforma e pronto!

Além disso, é possível integrar os cardápios digitais em QR Codes, uma simples imagem que contém todo o seu cardápio nela. Basta que seus clientes leiam o Qr Code e realizem os seus pedidos. É fácil e prático!

Inove em sua lanchonete com a Eating Dots

Criar um cardápio digital na Eating Dots é muito rápido e fácil! Basta realizar o cadastro na plataforma e começar a utilizar todas as vantagens possíveis que ela oferece.

E não para por aí! O que acha de permitir que seus clientes façam os próprios pedidos diretamente da mesa? Conte com o autoatendimento e outras várias funcionalidades que o Eating Dos tem para te ajudar a aumentar ainda mais os lucros da sua lanchonete.

Clique aqui e cadastre-se agora mesmo!